domingo, 5 de julho de 2009

Nova Ortografia - parte II

Ainda na onda da nova ortografia, seguem mais três mudanças. Pra ninguém reclamar que o blog tá numa linha muito "gramatiquês", vou começar com os exemplos. Depois, do ladinho, coloco a regra pra quem quiser conhecer, ok?

1) Hiato
Feiura, baicua, boiuno, Costa do Sauipe, cauila, etc. não têm mais acento. Regrinha: hiato i (s) e u(s) - o acento das letras desaparece quando elas são antecedidas de ditongo, desde que não sejam oxítonas. Ditongo você lembra? é o encontro de uma voga + semivogal ou semivogal + vogal (ex: pai, qual).
Agora, uma observação. Se a palavra for oxítona (Piauí) e quando o "i" e o "u" não forem antecedidos de ditongo (saída, saúde, egoísmo), o ACENTO CONTINUA IGUAL.

2)Acento Circunflexo nas Letras Dobradas
Olha que beleza. Acentos circunflexos desaparecem nas letras dobradas:
veem, creem, leem, deem, voo, zoo, magoo, enjoo, etc.
importante: a regra dos verbos "ter" e "vir" - e derivados -não sofre alteração (ele tem/eles têm).

3) Acento Diferencial
A maioria desaparece (polo norte, polo aquático, para (verbo), pera (fruta), etc.

- Mantêm: pôr (verbo), pôde/pode, pôr do sol.
-Acento facultativo: fôrma (em oposição ao termo forma).

No próximo post, comentarei a respeito da sétima e mais temida mudança: o uso do hífen. Eu sempre fui da teoria que para escrever direito e usar o hifen corretamente é preciso muita consulta. Por isso não acho a mudança tão assustadora. Pra quem já sabia algumas regras (como a duplicação do s e do r, que já existia!!), a mudança é até bem lógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário